sábado, 9 de novembro de 2013

Troque a maior parte do sal de sua comida por condimentos!


Que o excesso de sal faz mal à saúde, não é novidade. Desde as primeiras refeições  que fazemos na vida, nós acabamos nos acostumando a comer tudo com uma bela pitada de sal. Considerado um dos vilões mais temidos de uma alimentação saudável, já que ele é a principal fonte de sódio que consumimos, e que pode causar aumento da pressão arterial levando a problemas mais sérios de saúde, como a hipertensão e sobrecarregar os rins.
Mas manter o sal longe do prato não é uma missão impossível, já que é possível substituir o mineral por outros temperos naturais. Além de colaborar para a boa saúde e funcionamento do nosso organismo, os temperos naturais ou condimentos melhoram o sabor, aroma e aparência dos alimentos preparados. Confira a lista a seguir!
Alho e Cebola: O alho contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Já a cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo e diminui os riscos de trombose e aterosclerose. Os dois também ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado.
Sálvia: Esta erva é usada como condimento e como planta medicinal por sua ação anti-inflamatória e por ser estimulante da digestão. É indicada nos casos de falta de apetite, edema, afecções da boca, afta, tosse e bronquite. Fica ótima com massas e aves. A sálvia pode ser usada tanto em pó como as folhas inteiras.

Manjericão: Com um gostinho irresistível, o manjericão, além de muito gostoso, é amigo do sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. Quando utilizado em grandes quantidades, é um ótimo fortificante e antigripal.

Alecrim: A planta confere um gostinho leve e especial quando usada na preparação de carnes vermelhas, peixes, arroz e em sopas. O alecrim combate o vírus da gripe e previne doenças dos rins, da retina e da catarata.

Salsa: A salsinha já é famosa para quem cozinha. Seja ela desidratada ou em folhas frescas, confere aos pratos um sabor leve e agradável, além é claro, de também ser uma aliada do nosso organismo, pois, combate doenças do coração e dos rins.
Pimentas: A pimenta é muito mais do que um sabor afrodisíaco. O sabor ardido é por causa da capsaicina, substância antioxidante de ação curativa. Além de prevenir alguns tipos de câncer e de reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue, a pimenta também acelera o metabolismo e, por isso, auxilia no emagrecimento.
Coentro: Tantos as folhas como as sementes do coentro são ricas em ferro e vitamina C, alivia indigestão e tem poder calmante.

Estragão: Apesar de não ser muito conhecido, pode ser facilmente encontrado nas lojas de temperos ou até em supermercados. Suas folhinhas são parecidas com erva-doce. Com um gosto levemente adocicado, seu consumo alivia a cólica menstrual e auxilia na digestão.
Hortelã e Menta: Estas duas plantinhas são na verdade parte de um mesmo gênero, a Mentha. Os sabores são muito parecidos e, por isso, ambos caem muito bem como complemento de peixes, carnes e molhos. Além de refrescantes, são ótimas para a digestão e proporcionam alívio para crises de bronquite, cólica estomacal e intestinal, dores, gripes e tosses.

Louro: Caldinhos de feijão, sopa de legumes e carnes recheadas ficam com um sabor todo especial quando acrescentamos duas ou três folhinhas de louro. Além de perfumar, os chás das folhas de louro proporcionam alívio contra gases.
Orégano: Muitas pessoas evitam o tempero por considerá-lo forte demais, por isso, o segredo é colocar apenas uma pitadinha, combinada outros ingredientes. As folhas de orégano fresco dão ainda mais aroma ao prato.
Tomilho: Esta erva é muito versátil porque pode ser usada em praticamente tudo na cozinha. Sem contar que é bom para aliviar distúrbios intestinais e prevenir inflamações.
Açafrão: Além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido, com tom amarelado. Muito usado na culinária Mediterrânea, o condimento tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram a digestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário