terça-feira, 20 de agosto de 2013

Escalda Pés

A chamada vida moderna é um verdadeiro corre-corre. Todos os dias estamos cada vez mais em movimento e no final do dia sentimos um cansaço nas pernas e pés. Para quem trabalha de salto alto, pior ainda. E a maioria de nós esquece os cuidados básicos e simples, que podem ajudar a revigorar o corpo e permitir o relaxamento necessário para recompor as energias.

Poucos de nós lembram que os pés são a base de sustentação do corpo e que, tratando-os de maneira correta, é possível obter sensação de bem- estar e benefícios para todo o organismo. Algo simples e sem mistérios – o escalda pés, uma receita da época de nossas avós, é ideal para combater a sensação de pés cansados e sofridos após um dia inteiro de trabalho. Também é possível – e recomendável – incluir sais de banho, ervas, óleos vegetais ou essenciais.
Pode-se, ainda, diluir arnica para reduzir o inchaço ou acrescentar sal grosso para desintoxicação.

Esta receita tradicional ajuda a aliviar a pressão dos pés, descansar as pernas, reduzir calos e aliviar o stress do dia-a-dia. Mas ela vai além, pois de acordo com a técnica chinesa da acupuntura, nos pés estão cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do corpo humano. A pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato no equilíbrio energético de todo o corpo.

E você pode fazer em casa, confira as dicas a seguir:

Mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), até a altura dos tornozelos, funciona como um santo remédio contra o estresse. Para completar essa terapia calmante, acrescente na água:

Óleo essencial – Pingue algumas gotas na água da bacia. Essências de eucalipto e menta combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso.  Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes.

Sal – duas colheres de sopa de sal grosso na água quente proporcionam sensação de leveza nos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço. Repetir esse escalda-pés três vezes por semana também combate infecções causadas por fungos.

O escalda-pés tradicional é composto por uma tina de carvalho com água quente, na qual são adicionadas ervas relacionadas ao tipo de tratamento que a pessoa quer fazer. As ervas e sais adicionados referem-se a quais tipos de dores a pessoa sente e se quer tratamento relaxante ou estimulante.

Arnica -Diminuir a dor

Calêndula e manjericão – São ervas anti-sépticas e antibctericidas, combatem frieiras
Guine – Diminuir dores nas articulações
Arruda – Ativar a circulação
Sal grosso – Diminuir os edemas
Cravo, canela e alecrim – Estimular
Lavanda, erva cidreira e camomila – Relaxar, estimular o sono
Essências de eucalipto e menta – Combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso;


Escalda-pés com Bolas de Gude

Pegue uma bacia e enche de água quentinha, coloque as bolinhas (quanto mais melhor) e pingue algumas gotas de óleo essencial de lavanda, aroma de ajuda a relaxar. Obs: Todas as bolinhas de gude devem ser azuis e verde, cores que fazem fluir as energias do corpo e trazem paz e serenidade.

- Com óleos essenciais:
Ingredientes:
Bacia/ ou mini-ofurô
Água quente
Óleo essencial de lavanda e alecrim
Sal grosso e Bolinhas de gude

Modo de Preparo:
Em uma bacia, ponha a água quente e coloque as bolinhas de gude, que servirão de estímulos para os pontos reflexos. Use 2 gotas de óleo essencial de lavanda, que tem propriedades relaxantes, e 2 gotas de óleo essencial de alecrim, que além de revigorar, ira desodorizar os pés que ficarão com uma agradável sensação de frescor.

Coloque os pés na água e, em seguida, acrescente o sal grosso, que ativará a circulação. Enxugue bem os pés e depois promova uma breve massagem para que o relaxamento seja completo. O tratamento deve ser feito pelo menos duas vezes por semana, de preferência à noite, quando podem ser adicionadas as folhas que favorecem o sono, e os pés devem ficar submersos por cerca de cinco minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário